Muitas pessoas desejam saber se ter uma loja de produtos naturais é um bom negócio. Entretanto um empreendimento desse tipo pode sim ser um grande sucesso, desde que você saiba mais sobre rentabilidade e lucratividade. Este setor cresce a cada dia e seu público uma vez conquistado é muito fiel a esse tipo de produto.
É essencial, portanto, conhecer todos os gastos que sua empresa pode ter sem que haja surpresas desagradáveis, pois obter um lucro significativo dependerá muito da estimativa que você fez no seu planejamento.
Veja a seguir a diferença entre lucratividade e rentabilidade, os motivos que fazem com que uma loja de produtos naturais seja lucrativa e a importância da precificação correta, das estratégias eficientes de marketing e da contabilidade de custos para a lucratividade.
Produtos naturais é um bom negócio? - Saiba mais sobre a diferença entre rentabilidade e lucratividade
Ainda mais, é muito importante saber sobre cada uma dessas definições e conseguir diferenciá-las, entendendo, portanto, que não se trata da mesma coisa.
Produtos naturais é um bom negócio? - Lucratividade
Trata-se da relação percentual em um período determinado entre o lucro líquido (onde se descontam todos os impostos e gastos) e o faturamento bruto.
Por outro lado na lucratividade você consegue perceber como estão os gastos e as vendas caso o lucro esteja abaixo do planejado. Alguns fatores, contudo, podem estar influenciando nisso, como por exemplo:
⦁ A precificação pode não estar correta;
⦁ A sua estratégia para fazer compras precisa ser reformulada;
⦁ Custos altos na produção ou na parte administrativa.
Produtos naturais é um bom negócio? - Rentabilidade
É a relação percentual entre o lucro líquido e o investimento feito no negócio em determinado período. A rentabilidade é, então, baseada na lucratividade alcançada.
Ela mostra se o retorno da estimativa feita no plano de negócios foi eficiente ou se precisa mudar alguma coisa para alcançar a meta.
Uma rentabilidade menor do que se projetou chamará atenção para que a lucratividade seja avaliada.
Por que uma loja de produtos naturais é um negócio lucrativo?
Existem aspectos externos e internos que demonstram que uma loja de produtos naturais é um negócio lucrativo, como por exemplo:
⦁ É um segmento específico;
⦁ Possui alto índice de fidelização;
⦁ A propaganda boca a boca é importante;
⦁ Existe uma diversidade de produtos.
É um segmento específico
O mercado de produtos naturais é um nicho muito específico em termos de produto. Isto acontece porque o público-alvo alvo sabe quais são as qualidades, benefícios e funcionalidades que este tipo de produto traz.
Possui alto índice de fidelização
Os consumidores desse tipo de itens procuram por eles sempre. Desse modo, se você possui um atendimento especializado e uma loja onde todos querem estar, é bem possível que se obtenha uma alta taxa de fidelização de seus clientes.
A propaganda boca a boca é importante
Como vimos, os clientes são fiéis e eles, portanto, naturalmente fazem uma propaganda boca a boca que é importantíssima para ajudar a divulgar o seu negócio.
Existe uma diversidade de produtos
Este setor possui a diversidade de produtos como uma característica marcante, pois com isso nota-se um aumento considerável nas vendas.
A importância das estratégias de marketing, da precificação correta e da contabilidade de custos para a lucratividade.
A precificação correta é um dos motivos de se ter a lucratividade. Um plano de marketing bem estruturado e atualizado para cada região em que se vende é essencial para atingir o lucro ideal.
Sendo assim, se você conseguir alcançar o público alvo certo focando no consumidor que reconhece o valor dos seus produtos a lucratividade é certa.
Fazer uma estimativa de todos os gastos e despesas prevendo até as possíveis adversidades vai gerar um impacto na lucratividade. Caso haja falhas, contudo, o lucro já não será o mesmo que o planejado, por exemplo.
Conclusão
Desse modo, ter uma loja de produtos naturais é sim um excelente negócio se você souber administrá-lo muito bem.
Este é um setor que cresce a cada dia com um público que é fiel a esse tipo de produto. Fazendo a precificação correta, tendo foco nas necessidades do consumidor prevendo, então, cada gasto que pode ter com seu empreendimento, você com certeza terá uma rentabilidade e lucratividade incrível.
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