Saber qual é o lucro de uma loja de produtos naturais é muito importante para quem deseja abrir um comércio neste ramo de atividade.
Não é possível, contudo, precisar um valor de quanto uma loja deste tipo consegue lucrar, pois depende de algumas variações que veremos mais adiante.
Mostraremos também qual é a melhor opção para esse tipo de negócio se é a loja física ou online e a importância de realizar uma descrição eficaz dos seus produtos.
Qual o lucro de uma loja de produtos naturais?
Como vimos anteriormente, é difícil saber com exatidão qual é o lucro que uma loja de produtos naturais conseguirá ter. Isso acontece porque existem algumas variações que se deve levar em conta como, por exemplo:
- A quantidade de produtos no catálogo;
- O valor que os fornecedores cobram;
- Onde a loja está localizada;
- Custo do aluguel;
- Quantidade de funcionários.
Sendo assim, o valor estimado de lucro para um empreendimento desses, já tirando os possíveis custos, fica em torno de 10% a 20%.
Não se esqueça também de que um bom planejamento é essencial para que as suas vendas aumentem consideravelmente.
Qual é a melhor opção para vender produtos naturais: loja física ou online?
Para saber qual opção é a melhor entre abrir uma loja física ou online, é necessário saber como funciona cada uma delas. Desse modo, veja a seguir em qual delas o seu empreendimento se encaixa.
Loja Física
Conforme o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) o valor inicial que você deverá investir para abrir uma loja física incluindo todo o equipamento que você vai precisar é de R$50 mil reais. Não entram nessa conta o salário e registro dos funcionários.
O faturamento que se espera é de cerca de R$45 mil reais. Sempre se lembrando de que um bom planejamento faz toda a diferença para o sucesso da sua loja.
Escolher bem seus fornecedores é outro ponto que não pode ser descartado.
Além disso, com a finalidade de que a venda de produtos naturais seja um excelente negócio para você, alguns fatores devem ser levados em conta, como, por exemplo:
- Usar recipientes transparentes para a exposição dos produtos;
- Deixe em potes maiores e bem à vista do consumidor os produtos que mais vendem;
- Oriente seus funcionários a conhecerem bem os produtos que a loja oferece, melhorando, assim, os argumentos na hora que ele for vender.
Online
Conforme estudos, 63% dos consumidores passaram a comprar produtos através de mídias sociais online e 86% pretendem continuar assim.
Se você optou por ter uma loja física você também pode divulgar seus produtos online.
Para isso, nem será preciso criar uma loja virtual, pois você pode vender através de marketplaces (como, por exemplo, Amazon, MercadoLivre, Magazine Luiza, entre outros). O whatsapp e as mídias sociais também podem ser outros modos de venda de seus produtos.
Qualquer que seja a sua escolha, ter um catálogo com a descrição dos seus produtos é muito importante para alavancar as vendas, não deixe de caprichar também nas fotos.
Capriche nas fotos
Você não precisa contratar um fotógrafo para isso, pois você mesmo pode tirar fotos, busque por fundos neutros e uma boa iluminação seja do sol ou artificial. Outra alternativa é adquirir fotos de produtos gratuitamente em bancos de imagens.
A importância de realizar uma descrição eficaz dos seus produtos
Fazendo isso, seus clientes ficarão mais interessados em consumir os seus produtos. Informe a eles a procedência, os benefícios e como esses alimentos podem ser usados. Incluir uma tabela nutricional também é bem interessante.
Conclusão
A estimativa de lucro de uma loja de produtos naturais é de 10% a 20%. O valor médio do investimento é de R$50 mil e do faturamento de R$45 mil. Esses números são apenas estimativas, pois depende de vários fatores para que se tenha um lucro acima do esperado.
Você pode escolher entre abrir uma loja física ou online e ainda além de ter a loja física divulgá-la através de sites e mídias sociais.
Não se esqueça de caprichar nas fotos e fazer uma boa descrição dos seus produtos. Seguindo essas dicas, portanto, o faturamento do seu empreendimento será bem maior do que o planejado.
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